Elaboração do L.T.C.A.T. – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho conforme Instrução Normativa do INSS

O LTCAT é um Laudo, elaborado por um Engenheiro de Segurança do Trabalho, com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos, conforme o que determina a Lei 8.213/91 e suas modificativas através das denominadas IN - Instruções Normativas do INSS.

Laudos de inspeção em vasos de pressão (conforme NR13)

INSPEÇÃO TÉCNICA: Inspeção Técnica em tanque pressurizado conforme Normas NR – 13 e ASME VIII, Divisão I; Exame interno, (exame de ultrassom, hidrostático e verificação/ajuste da válvula de segurança); Exame externo, (condições de instalação, pintura, verificação de manômetro); Relatório técnico com observações de melhorias, registros fotográficos dos exames acima mencionados e parecer final; Emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – Sistema CREA/CONFEA.

OBSERVAÇÕES: As avaliações serão realizadas com equipamentos digitais específicos com atestados de calibração, conforme o que especifica as legislações vigentes; O trabalho executado em campo é realizado pelo Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho devidamente credenciado em seu conselho de classe – (CREA).

Laudo Ergonômico – Análise Ergonômica do Trabalho (AET) (conforme NR17)

INTRODUÇÃO: A Análise Ergonômica do Trabalho extrapola o conteúdo da NR17 (norma de n°17 editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego que versa sobre Ergonomia), e tem como detectar possíveis fatores de risco existentes nas atividades, que fornecerão subsídios para o diagnóstico e recomendações ergonômicas, adequando à empresa, no mínimo, à legislação vigente. São um estudo do relacionamento entre o homem e o trabalho, equipamentos, ambientes, organização, aplicando conhecimentos de anatomia, fisiologia, biomecânica ocupacional.
Portando vale a pena este investimento para evitar futuras preocupações com multas geradas pelo fisco ou processos trabalhistas envolvendo a sua empresa, além de proporcionar um plano de atuação ergonômico para os postos de trabalho da empresa. Prejuízos para as empresas:

. Alto absenteísmo médico;
. Afastamentos prolongados;
. Redução de produtividade;
. Re-treinamentos;
. Gastos com tratamentos;
. Custos com processos de reintegração;
. Fiscalizações;
. Multas por não possuírem a AET;
. Complicações nas negociações sindicais.

OBSERVAÇÕES: O trabalho executado em campo é realizado por Ergonomista devidamente credenciado em seu conselho de classe – (CREF).

Laudo de agentes químicos (conforme NR 15)

OBJETIVO:
Serão realizadas avaliações quantitativas dos agentes químicos presentes nos locais de trabalho.

METODOLOGIA A SER EMPREGADA:
Metodologia padrão de higiene ocupacional, adotando os limites de tolerância da NR-15, Portaria 3.214/78 do M.T.E .(Ministério do Trabalho e Emprego) e limites de exposição da ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists).

EQUIPAMENTOS A SEREM UTILIZADOS:
Bombas gravimétricas de fluxo constante e/ou monitores passivos. Os amostradores empregados na avaliação serão enviados a laboratório com certificação ISO 17000.