Elaboração do P.P.R.A. - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Conforme NR9.

INTRODUÇÃO: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

No Brasil a legislação do trabalho obriga todas as empresas a elaborarem e implementarem o PPRA, além de manter um documento-base de registro dessas ações, que incluem:
. levantamento dos riscos;
. planejamento anual com estabelecimento de metas e prioridades;
. cronogramas;
. estratégia e metodologia de ação;
. forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
. periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR 9, Portaria 3214/78, com objetivo de definir uma metodologia de ação para garantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos. São considerados fatores de riscos ambientais a presença destes agentes em determinadas concentrações ou intensidade. O tempo máximo de exposição do trabalhador a esses agentes é determinado por limites pré estabelecidos.

OBJETIVOS:

O objetivo do programa é orientar os estudos na identificação de agentes de risco no ambiente do trabalho e a sua relação com a exposição das pessoas, dando um tratamento apropriado à prevenção, para não causar danos à saúde do trabalhador. O programa traz consigo benefícios complementares como:

Criação da mentalidade preventiva em trabalhadores e empresários. Redução ou eliminação de improvisações. Promoção da conscientização em relação a riscos e agentes existentes no ambiente do trabalho. Desenvolvimento de uma metodologia de abordagem e análise das diferentes situações e condições do ambiente do trabalho. Treinamento e educação dos trabalhadores para a utilização da metodologia.

METODOLOGIA:
As seguintes etapas são planejadas para implementação do PPRA:

. Antecipação e reconhecimento dos riscos;
. Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
. Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
. Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;
. Monitoramento da exposição aos riscos;
. Registro e divulgação dos dados.

OBRIGATORIEDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PPRA
A lei define que todos empregadores e instituições que admitem trabalhadores como empregados são obrigadas a implementar o PPRA. Em todas as atividades de trabalho onde haja vinculo empregatício, há a obrigação de implementação do programa, sejam: indústrias; fornecedores de serviços; hotéis; condomínios; drogarias; escolas; supermercados; hospitais; clubes; transportadoras; magazines etc.
O não cumprimento das exigências desta norma estabelece penalidades que variam de multas e até interdições.

Elaboração do P.P.R.P.S.
Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares
conforme Convenção Coletiva e NR12.

CONCEITO E APLICAÇÃO:

O Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares é um planejamento estratégico e seqüencial das medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares.

O PPRPS deve ser aplicado nos estabelecimentos que possuem prensas e/ou equipamentos similares.

Programa de Prevenção de Riscos em Máquinas Injetoras de Plástico conforme Convenção Coletiva e NR12.

INTRODUÇÃO:

O PPRMIP tem como objetivo a proteção do operador das máquinas injetoras para termoplásticos e termofixos.
Máquina injetora é a utilizada para fabricação descontínua de produtos moldados, pela injeção de material plastificado no molde, que contém uma ou mais cavidades, em que o produto é formado.
As empresas devem elaborar o PPRMIP e mantê-lo à disposição dos representantes dos trabalhadores na CIPA, onde houver, e das autoridades competentes, norteando que nenhum trabalhador deve executar as suas atividades expondo-se à zona de risco desprotegida.
Toda empresa deve ter um procedimento por escrito, para definir as seqüências lógicas e seguras de todas as atividades relacionadas a Injetoras de Plástico.

Programa de Ginástica Laboral

INTRUDUÇÃO:
A Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa e todos da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseiam-se em técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um Profissional de Educação Física.

Benefícios aos colaboradores, a níveis Fisiológicos:
. Previne a LER e DORT;

Melhorias:
. Mobilidade e flexibilidade músculo articular;
. Postura;
. Produtividade com menor desgaste físico;
. Circulação sanguínea em nível da estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático;
. Condição do estado de saúde geral;

Reduções:
. Inflamações e traumas;
. Tensão muscular desnecessária;
. Esforço na execução das tarefas diárias;
. Facilita a adaptação ao posto de trabalho;
. Risco de acidentes no trabalho;
. Sensação de fadiga no final da jornada;

Benefícios aos colaboradores, a níveis Psicológicos:
. Favorece a mudança da rotina;
. Reforça a autoestima;
. Demonstra a preocupação da empresa com seus colaboradores;
. Melhora a capacidade de concentração no trabalho;
. Desenvolve o conhecimento corporal.

Benefícios aos colaboradores, a níveis Sociais:
. Desperta o surgimento de novas lideranças;
. Favorece o contato pessoal;
. Promove a integração social;
. Favorece o sentido de grupo / se sentem parte de um todo;

Benefícios para EMPRESA:
Aumento de produção;
Colaboradores mais motivados;

Reduções:
. Doenças osteomusculares (LER, DORT, tendinite, dores na coluna, etc.);
. Substituição de colaboradores;
. Serviços médicos;
. Acidentes de trabalho;
. Ações trabalhistas.